sábado, 3 de janeiro de 2009

2008

205 foi o número exato de filmes que assisti em 2008. A nova comédia de erros dos irmãos Coen, Queime Depois de Ler, foi o último do ano. O mês de dezembro foi um desastre porque o show da Madonna tirou todo o meu interesse por cinema. Foram somente 5 filmes no último mês do ano. Aproveitei para publicar os textos que comecei a escrever mas nunca acabei por alguma razão.

Em 2007, eu reclamei que não tinha opções para fazer um top 10 de preferidos do ano. Agora sobraram opções. Vamos à lista dos meus preferidos de 2008:

10 - Sweeney Todd: O musical do Tim Burton abre a lista por ser tecnicamente impecável. É um espetáculo visual.

9 - Linha de Passe: Um critério que uso para opinar sobre um filme é o quanto ele sobrevive ao tempo. Este filme do Walter Salles vence Os Desafinados nesta questão. Eu ainda mantenho a opinião positiva sobre o musical brasileiro mas a busca da família de Linha de Passe por uma identidade só aumentou no meu conceito.

8 - Wall-E: A primeira e não única animação da minha lista também aparece nas listas dos outros meios. A surpresa da história do robô que se apaixona foi instantânea e marcante.

7 - Desejo e Reparação: O romance durante a 2ª Guerra Mundial está aqui não somente pelas mesmas razões de Sweeney Todd. Mas também por provocar uma análise da menina que é tudo menos cupido.

6 - Estômago: O meu filme brasileiro preferido de 2008. Gastronomia e humor podem andar juntos.

5 - Persépolis: Não tenho medo nenhum em dizer que Persépolis me agradou muito mais do que Wall-E.

4 - Piaf - Um Hino ao Amor: Até eu fico surpreso com a posição de Piaf. Nunca escrevi sobre ele porque só pude ver em DVD e foi paixão à primeira assistida. Atuação comovente de Marion Cottilard e um roteiro não linear bem inteligente. E as músicas de Edith Piaf!

3 - Batman - O Cavaleiro das Trevas: O melhor filme de super-herói já feito. Ponto.

2 - Sangue Negro: Eu poderia empatar as duas primeiras posições mas elas foram desempatadas há pouco tempo. A ganância sobre a exploração do petróleo fica atrás do que vem a seguir.

1 - Onde Os Fracos Não Têm Vez: Eu entendi o filme todo errado, comprei o DVD e decidi que seu lugar é este mesmo. Hoje eu revi Fargo e curiosamente a detetive dele me fez compreender mais o xerife de Fracos. Finais idênticos. Por que funcionaria naquele ano e não neste?

2 comentários:

lola aronovich disse...

Eu ainda não vi Linha de Passe ou Estômago. Preciso ver correndo! Boa parte da sua lista tá na minha tb, só que de 2007, quando tive a chance de ver esses filmes nos States bem quando estrearam.
Super obrigada pelo índice em ordem alfabética. Já tá tudo lá no blog, uma maravilha. Amanhã publico um post anunciando a novidade e te agradecendo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.