sábado, 1 de setembro de 2007

Bourne > Hunt + McClane + ... + Bond

Elogiar O Ultimato Bourne é quase uma redundância. A série foi finalizada com chave de ouro e mostrou como é possível fazer um filme de ação respeitável. Dizem até que Ultimato define o novo padrão para os futuros filmes de ação. Minha admiração começou há poucos meses quando aluguei Identidade e Supremacia. Dias depois, eu confesso, não lembrava mais tanto da trama. Mas e daí? O filme não vai deixar de ser ótimo por eu não lembrar das pessoas que o Jason matou ou das suas missões. Se você lembra da informação básica e dos personagens principais então está apto a ver Ultimato sem se perguntar o que está acontecendo. Naturalmente há pedaços do quebra-cabeça faltando mas é só assistir os anteriores de novo que resolve.

Matt Damon retorna no papel para descobrir o que o levou a se tornar Jason Bourne. Dizer que sua falta de memória é psicológica não estraga nada porque se você já conhece a essência da história, nenhum desfecho será mirabolante. Jason não seria tampouco fruto de experiência científica. Acho incrível como aqui as cenas de ação não são aleatórias, elas definem o protagonista. Finalmente assisti a trilogia Missão Impossível no último fim de semana e chega um momento em que você não aguenta mais o Tom Cruise batendo nos vilões. É barulho e pancadaria gratuita. A direção de Paul Greengrass que também dirigiu Supremacia dá um charme a todas aquelas perseguições automobilísticas, por exemplo. E o Jason é muito criativo na hora das pancadas. O que dói mais? Bater com o punho diretamente no rosto do adversário ou apoiar um livro no rosto dele e socar o objeto? Acho que sem o livro machuca mais. No entanto, Jason usa o livro. Mas a gente perdoa. Sua indestrutibilidade pode ser divertida para alguns mas a maturidade da franquia anulou qualquer riso meu nas cenas que possam ter parecido exageradas. Roteiro, edição e trilha sonora tornam a experiência mais agradável ainda. Sou agradecido principalmente pelos efeitos sonoros e trilha que silenciaram um grupo de adolescentes que só tinha ido para pertubar, pessoas com distúrbio de insegurança que precisam mostrar aos outros sua existência. Foi a pior platéia que já peguei e justamente na minha volta a uma sala de cinema do Shopping Iguatemi. A última vez que estive lá foi há uns 10 anos para ver O Exorcista quando foi relançado e espero agora vencer a preguiça de ir lá e aproveitar os filmes que só entram ali. O próximo passo será o Cine Sesi que é onde entram os filmes fora do circuito comercial.

Todo o elenco está muito bem, até a Julia Stiles com sua inexpressividade. É a mesma cara nos três filmes e isto já estava me incomodando um pouco. Ela deu uma entrevista ao David Letterman para divulgar o filme que foi muito divertida. A partir daí, eu comecei a me interessar mais pelo seu trabalho e excluindo a série Bourne, O Sorriso de Mona Lisa é o único filme com a Julia que eu já assisti. Nem lembro do seu papel nele. Então por causa desta entrevista, fiquei ansioso para vê-la no Ultimato. O seu momento mais marcante é quando ela encerra o filme dando um sorriso vendo a notícia sobre o Jason. Fiquei grudado na poltrona em estado de graça por um tempo. Eu queria somente um sorriso dela. Foi explicada a razão por ela vir ajudando o Bourne? Ela gostava dele, só pode. Achei que ela seria namorada do Jason antes de ficar desmemoriado. Se bem que esta informação também não é negada. Acho que prefiro a Franka Potente como parceira de crime dele. Mas como ela não pode voltar do mundo dos mortos... Falando nela, o Daniel Brühl (Adeus, Lênin e Edukators) faz o seu irmão numa aparição relâmpago. Só posso imaginar a função daquela cena. O meu momento preferido do Matt Damon é quando ele fala para o Noah Vosen (não lembro qual é o seu cargo na CIA mas é aquele que quer destruir o Bourne) que se ele (Noah) estivesse no escritório, ele (Jason) estaria cara-a-cara com ele (Noah). Não faltou vontade de levantar e gritar.

Se Ultimato não fugir à regra, devo esquecer a trama nos próximos dias mas a memória de que é algo extraordinário não se apagará.

Nota: 9,5

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, parece velho falando! Deixa a gente se divertir tio!

Obrigado pela dica do sesi, irei lah agora!

Adolescente clamando por atencao!

Unknown disse...

O Universal irá passar "A Supremacia Bourne" em breve. TNT e A&E tbm!

A Supremacia Bourne
A&E | 68
Quarta-feira, 30 de Abril às 22h


A Supremacia Bourne
TNT | 48
Terça-feira, 29 de Abril às 19h

A Supremacia Bourne
UNI | 43
Quarta-feira, 30 de Abril às 21h

Julia Stiles... eu conheço vários filmes dela: Diabólica, No Balanço do Amor, O Sorriso de Mona Lisa (tbm), A Profecia, Louco por Elas...