segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A história vence o sadismo

Será que devo me sentir envergonhado por ter achado Jogos Mortais 4 maravilhoso? Não é brincadeira! A série havia acabado no terceiro para mim então fui ver a quarta parte só por "obrigação". E não é que conseguiu superar o anterior que era o meu preferido? Não escondo minha admiração por esta série que deve ser a obra-prima do terror moderno. Quando você pensa nas continuações de O Chamado e O Grito, por exemplo, tem que concordar que é um feito inacreditável o fato de Jogos conseguir manter o ritmo após quatro anos (um lançamento em cada Halloween). Gostei muito do primeiro Chamado, já o segundo nem precisou existir. Nunca vi O Grito 2 porque não gostei do primeiro. Sem falar dos outros que já vi e esqueci no dia seguinte. Eu não sei se é justo comparar Jogos com estes remakes de filmes japoneses pois são gêneros de terror diferentes mas como também nunca assisti O Albergue que acredito ter o mesmo lado sádico dos Jogos, comparo com aqueles outros mesmos. Quando analiso todas as minhas experiências dos anos recentes, são os Jogos que ficam em minha mente. Ainda assim eu me restrinjo a um conjunto minúsculo do universo cinematográfico para falar da série, e desta forma posso ficar aliviado para ser simpático com ela.

Eu não vou tentar explicar a trama porque ela é extremamente complexa e não consegui saber em que lado todos aqueles personagens jogavam. E é muita gente com uma função que você se perde. Qual é o outro filme do gênero que faz sua cabeça trabalhar tanto? Jogos é muito detalhista e para acompanhar este quarto é melhor estudar os anteriores. Mas isto não vale a pena. A não ser que não tenha mesmo o que fazer. É policial que não pára de surgir e você se pergunta se já não o viu antes. A bolha de dúvidas só tende a crescer. É curioso que eu tenha ficado satisfeito com o filme mesmo sem tê-lo compreendido. Devo ter muita confiança nos roteiristas já que não esperava que pudesse ter mais o que escrever depois da morte do Jigsaw e sua aprendiz Amanda no terceiro. Como o 4 está cheio de flashbacks, percebi que algumas peças estavam faltando. Poderia parecer um prequel forçado mas até que não é.

Na saída, ouvi gente dizer que o filme era um droga. Acredito que reclamem pelo excesso de detalhes e pela falta das cenas nojentas e assustadoras. Tal fato começou com o 3 quando a série amadureceu (se é que pode-se usar este termo). Jogos deveria investir no sadismo ou no roteiro milimetricamente escrito? Eu prefiro a segunda opção que é o fato real. Quando deixam o sadismo de lado, o filme perde o seu lado repugnante e mais legal para a maioria. Não é à toa que a única cena que realmente fiquei apreensivo e querendo tapar os olhos acontece logo no começo. As seguintes não provocam nada. Jogos não é filme para falar de elenco mas a evolução tremenda dos dois primeiros para os dois últimos merece ser citada. Eu particularmente acho a sua edição picotada bastante charmosa. O boneco da autópsia do Tobin Bell ficou idêntico, não? Mas a autópsia do ET no Fantástico nos anos 90 foi mais assustadora.

Deve ser a última vez que Darren Lynn Bousman dirige um filme da série pois JM4 foi vendido como sendo o final. Mas será mesmo? Dizem que tantas coisas foram deixadas abertas (eu só lembro de uma) para continuações. Está virando quase uma rotina ter um JM no fim de outubro. Posso estar sendo (ou querendo ser) iludido pela máquina caça-níquel mortal mas uma vez por ano não machuca. Eu queria tanto começar a falar mal de JM mas não foi desta vez. Os críticos foram impiedosos. Sinto uma solidão tão grande nestas horas. Ninguém para compartilhar as minhas idéias?

Só por curiosidade, O Iluminado do Kubrick é meu horror preferido de todos os tempos.

Editado: Parece que mais duas continuações já estão confirmadas. E não estou nem aí. A questão é que eu não levo JM a sério por isso é mais fácil ficar entretido. Talvez o primeiro tenha tido realmente um papel pois criou uma nova fórmula de terror que foi copiada. Não é para esperar algo do nível de O Iluminado, Carrie, Psicose ou O Bebê de Rosemary. É pura diversão sem ter obrigação de ficar pertubado. Se enxergo Jogos assim, não tenho porque ser tão ruim.

Nota: 7,0

Um comentário:

Alessandro RC disse...

Vc gostou bastante e deu apenas 7?