quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Pequena Miss Sunshine

Havia tanto tempo que eu queria assistir Little Miss Sunshine (ainda não sabia qual seria o título em português) que eu não lembrava o primeiro motivo. Eu sei que foi por alguma reportagem mas não lembro quando e nem onde. Depois o filme fez uma excelente campanha nas bilheterias americanas para um filme independente, recebeu ótimas críticas, está sendo indicado a vários prêmios. Até então, O Castelo Animado era o meu filme preferido que vi em 2006. E não é que Pequena Miss Sunshine assumiu o título agora?

A história é convencional. Uma família que chamaríamos de problemática, além de qualquer coisa ser motivo para discussão, e que está passando por dificuldades financeiras tem que levar a filha caçula para um concurso de Miss na California. O único meio de transporte disponível é uma kombi velha. No caminho irão passar pelas mais diversas situações. Eu gostei quando eles são parados por um policial e o pai diz para agirem como se fossem normais. Como parece, o filme é uma comédia. E mesmo não sendo sofisticada, neste gênero já funciona muito bem. Você pode ver se estiver procurando só diversão e vai ficar satisfeito. Só que o filme oferece algo a mais. Por exemplo, na cena final que é a apresentação de dança da garotinha e talvez a mais engraçada pois foi quando as pessoas morreram de rir, eu estava bastante comovido. Eu prestava atenção no lado emotivo de tudo aquilo. Durante o desenvolvimento da história você se apega de todas as formas aos personagens (excluindo possivelmente o pai que eu odiava cada vez mais) e quando acaba quer mais. É uma comédia construída a partir de uma base sensível honesta.

O destaque do elenco é naturalmente Abigail Breslin que faz Olive. A garota estava excelente e nem sabia que já tinha feito tantos trabalhos tanto no cinema quanto na TV. É muito bonita a cena em que ela diz ao avô que não quer ser uma perdedora. A mãe é interpretada pela Toni Collette que acabou de ser indicada ao Globo de Ouro por este papel. Pequena Miss Sunshine também ganhou uma indicação para Filme (Musical ou Comédia). Ainda tem o virgem de 40 anos Steve Carrell que faz o tio de Olive.

O filme satiriza os concursos de beleza. É só ver os penteados e sorrisos das concorrentes. A gente percebe também que é um filme de baixo custo pelos figurantes que fazem a platéia do concurso. O maior triunfo dele é tornar uma história simples em algo realmente prazeroso de assistir.

Um comentário:

Alessandro RC disse...

Hey, vou comentar esse filme no meu blog agora...

Aproveitando, vc não deu a nota para esse e não colocou no arquivo de filmes na coluna da direita.

:)