segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Supergreat

Não esperava assistir Superbad - É Hoje tão cedo porque Ligeiramente Grávidos demorou semanas para chegar aqui. Então fui ver a nova comédia da Apatow Productions (dirigida pelo Greg Mottola de séries de TV) sem sequer ter visto o trailer. Embora eu goste de ver trailers, vale a pena não assistir o de Superbad. Quando cheguei em casa já sentindo falta do filme e rindo ao relembrar algumas cenas, dei uma olhada no trailer no youtube e duas das minhas piadas preferidas estavam lá. Não sou um especialista em comédias adolescentes, até porque é um gênero que não tem atrativos. Mas eu sabia que Superbad seria diferente. É só olhar quem são os responsáveis e ler uns comentários por aí que você vai vê-lo com as melhores expectativas possíveis. E o lado negativo disto é que você pode criar falsas esperanças. Eu adorei de verdade o filme, só queria que fosse mais hilário do que já é.

Seth Rogen e Evan Goldberg escreveram o roteiro (até que ponto é autobiográfico?) e emprestaram seus nomes aos protagonistas da história sobre estes dois amigos inseparáveis que procuram a última chance para se tornarem experientes sexualmente antes de chegarem à uma faculdade. Jonah Hill (Ligeiramente Grávidos) e Michael Cera (da série Arrested Development) fazem os dois amigos e eles conseguem transmitir tamanha sensibilidade com suas atuações que tornam seus personagens verdadeiramente humanos mesmo com os seus diálogos escrachados. É justamente esta falta de pudor (falei isto para Grávidos também) e a sinceridade que inovam o gênero e o torna superior ao seu semelhante American Pie que eu nunca tive disposição para encarar por completo. Lembro de ter assistido parte do primeiro da série há alguns anos em um quarto de hotel. Superbad não é engraçado de forma constante mas é exageradamente hilário em pontos isolados. Deve ser pela falta de experiência do Seth e do Evan para escrever roteiros cinematográficos já que ambos escreviam apenas para a TV.

Christopher Mintz-Plasse, que fez seu primeiro trabalho como ator aqui, é o amigo nerd-retardado da dupla. E não demora para você entrar em seu mundo. A cena em que ele apresenta a sua carteira falsa para conseguir bebida alcoólica é uma das minhas preferidas. Uma pesquisa no Google sobre "McLovin" só retorna resultados sobre o Superbad. A partir de um certo momento, o filme segue duas subtramas. Uma delas é o McLovin com os dois policiais. Seth Rogen faz um dos tiras. Uma outra das minhas cenas preferidas é o interrogatório que os dois policiais fazem à moça da loja. Uma parte dela está no trailer.

O título Superbad faz referência ao fracasso dos garotos na tal última chance antes de acabarem o "High School". Era de se esperar o fracasso durante as quase duas horas do filme que também aborda o final da adolescência e a nova etapa na vida de cada um. É um assunto assustador e tão deprimente. Este é o clima do final. É um ótimo contraste de emoções. Você passa o filme todo descontraído para receber uma pancada no final. Senti algo parecido em E Sua Mãe Também quando Gael e Diego se cruzam pela última vez. A parte em que o Jonah e o Michael encenam todo aquele romance deitados é tocante. Eu confesso que queria rir mas não deveria. Fiquei confuso naquele momento. Felizmente não precisei ouvir ninguém murmurar "Huummmmm".

Estou morrendo de vontade de comentar as outras piadas que me fizeram rir. Mas é melhor provar esta comédia como eu fiz. Você aproveita muito mais. Rir sem vergonha alguma. Torço para que este jovem elenco faça muito sucesso ainda e tenha cuidado com os projetos que aparecerem. Eles não merecem ter o mesmo estilo de vida que o elenco do High School Musical.

Nota: 8,5

Um comentário:

Alessandro RC disse...

Vou esperar chegar em DVD ou passar na TV a cabo, gosto deste estilo :)