segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pedras que não param de rolar

Desde quando Shine A Light é documentário? Se eu soubesse do que se tratava nem teria ido assistir. Não é nada contra os Rolling Stones, eu até gostos deles, fazem parte da lista dos músicos "cool", etc. Mas o que o filme vai acrescentar? 90% dele é somente o show! Os três minutos iniciais são os bastidores da criação dos dois shows e breves entrevistas antigas são exibidas entre as canções. Para quem não conhece as músicas, depois da metade se torna extremamente exaustivo. Eu lembro que um colega me perguntou "Sabe alguma música dos Stones que não seja Satisfaction?" na época do show em Copacabana. Se o filme fosse com o U2, por exemplo, uma banda que gosto mais e conheço mais músicas, teria sido mais agradável sem dúvida mas injustificável do mesmo jeito que Shine A Light.

O Mick Jagger chamou Martin Scorsese para documentar toda a turnê mas o diretor preferiu uma abordagem mais intimista. O resultado foi que Scorsese acabou dirigindo dois shows parecendo que foram direcionados apenas para os fãs da banda. No começo, ele mostra sua preocupação em posicionar as câmeras para capturarem as melhores imagens. E isto ele consegue. Aliás, tecnicamente o show é impecável. Você se contagia com as primeiras canções, com a vitalidade do Jagger, os convidados Jack White e Christina Aguilera não decepcionam. As entrevistas em vários momentos da carreira deles são ótimas mesmo, escolhidas com muita convicção. É uma pena que são mínimas.

Nota: ***

2 comentários:

Alessandro RC disse...

Parece ser só para fã mesmo. Eu não sou fã deles e não tenho interesse algum em ver este filme. Hehe

Anônimo disse...

prefiro o u23d

Lu