domingo, 29 de outubro de 2006

Padre Amaro

Sabe como matar vários cristãos de uma só vez? Colocando-os numa sala para assistir O Crime do Padre Amaro. É ataque cardíaco coletivo na certa. Imagine um filme em que tem Igreja construindo hospital com dinheiro do tráfico, padre rompendo o voto de castidade, professora de catecismo dizendo que se toca pensando em Jesus, aborto, fiél roubando dinheiro da cestinha durante o ofertório, bruxaria... acho que eles morreriam.

Uma maneira de verificar o quanto um filme prende a sua atenção é contando quantas vezes seu pensamento se desvia. O meu se desviava do começo ao fim mas acho que esta é proposta de Padre Amaro. Pelo menos eu refletia sobre os assuntos abordados no filme. Celibato, os questionamentos de Amelia durante suas confissões sobre o que é pecado, etc. O filme é convencional e só fica mais interessante depois da metade quando o romance "proibido" começa. Gael García Bernal é o ator que encara qualquer tipo de papel, ponto para ele. Seus outros papéis que eu já vi me parecem mais desafiadores que este padre.

Nenhum comentário: