segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Casamento / Tigre / Mar

Vamos aos filmes que vi no fim de semana. Considero os três satisfatórios.
Casamento Grego: Eu lembro de como esse filme chamou a atenção por ir tão bem nas bilheterias americanas em 2002 (pesquei o ano). É um fato inesperado para um filme assim chegar a 240 milhões. Casamento é um filme para assistir por descontração, é um misto de comédia e romance com o lado do romance se sobressaindo para mim. O que mais gostei foi a simpatia dos personagens que são caricatos. Por mais que tenham príncipios ultrapassados, você não precisa julgá-los, não é uma história que faz apologia ao conservadorismo. Nia Vardalos, que faz a filha solteirona da família grega (momento Betty, A Feia) e escritora do roteiro baseado em sua história pessoal, está excelente, tendo se esforçado para atuar ou não. Comédia envolvendo assuntos sobre diferenças culturais não é algo brilhante mas aqui é tudo muito simpático.
O Tigre e O Dragão: Dessa geração de Adagas Voadoras e Herói, só vi O Tigre e O Dragão. É tudo visualmente muito bonito, os personagens centrais passam por uma jornada, são motivados por forças internas mas o que há de melhor são as lutas marciais com aqueles movimentos que idealizam a manipulação da gravidade. É claro que não era mais novidade, mas Ang Lee enriqueceu muito a idéia das lutas de Matrix dando uma nova estética.
Mar Adentro: É um filme bastante sensível e comovente sobre um homem que passa 26 anos em uma cama por ser tetraplégico e luta pelo direito de morrer. O filme enfoca os dois lados da eutanásia mas não vai mudar a opinião do espectador sobre o assunto. Ele tem um ritmo agradável, se perde um pouco no meio mas sobe até o final. É marcado por atuações convincentes e imagens hipinotizantes para mostrar a viagem de Ramón até o mar. O diretor Alejandro Amenábar ainda conseguiu colocar doses de humor num filme tão delicado.

Nenhum comentário: