quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

À Procura da Felicidade

É só tristeza. E não estou falando do filme. O CineCidade encerrou suas atividades semana passada e os filmes que quero ver não chegam por aqui. Sobrou À Procura da Felicidade cujo trailer já resumia bem a história. Quem tinha esperança de ver algo a mais se decepcionou. Will Smith é um pai que passa por desgraças financeiras, profissionais e amorosas (esta é de menos) e ele ama muito seu filho que também é seu filho na vida real. A esposa do Will no filme lembra muito a Jada Pinkett-Smith. Ela poderia ter participado, assim ficaria tudo em família. Mas como eles iriam brigar, sei não.

Felicidade só foi feito para comover então o filme já começa informando que é uma história verídica e naturalmente termina contando o que aconteceu com o personagem do Will Smith. Eu senti que muitas das desgraças foram mostradas como piadas então não soube se era parar rir ou ter pena. Só fui sentir algo quando o Will recebe o resultado da prova, ou seja, no final do filme. Mas não foi nada comparado à garota ao meu lado que chorou até soluçar. Uma coisa que não entendi é por que o Will passa o filme todo correndo e cruzando as ruas movimentadas. Quando foi atropelado, pensei "finalmente!!". E a cena com o cubo no táxi? Achei incrível algumas pessoas terem vibrado quando o Will consegue montá-lo. É como torcer na reprise de um jogo onde todos sabem o resultado.

Não gostei dos personagens. O garoto faz aquele tipo de "olha como ele é esperto" e até conta piada. O Will faz um tipo que eu acho irritante. Imagine estar na rua e alguém se aproxima pedindo ajuda. Só que este alguém vai dramatizar como a vida que tem é difícil para aumentar as chances de ter nossa ajuda. Não é por nada não mas eu não ficaria mais sensibilizado. Também não gostei da narração que só dava sono. Se eu fosse muito ruim, mudaria o título para À Procura da Saída do Cinema.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

O Amor Não Tira Férias

É difícil elogiar O Amor Não Tira Férias porque o filme é praticamente uma chatice do começo ao fim. Esta comédia romântica que não funciona como comédia e nem como romance não traz nada de novo e é apenas mais uma história convencional sobre decepções amorosas e a busca pelo par pefeito. A sinopse é a seguinte: duas moças que sofreram uma desilusão no amor irão trocar de casas durante as férias de fim de ano para esquecer os ex-namorados. Em suas novas vidas, irão se apaixonar e viver felizes. Ponto Final. Mesmo sendo previsível, o final é até bonitinho e não foge à fórmula.

Não vai demorar muito para você perceber que o filme não vai evoluir. Grandes partes das piadas são infantis. Cameron Diaz bate a cabela num galho e a neve cai. Cameron Diaz tenta se comunicar com cachorro. Mas eu gostei da cena em que a Kate Winslet se confunde com as linhas telefônicas. Horas antes de chegar ao cinema, fui ler algo sobre o filme e uma das críticas dizia que um dos problemas era o fato da Kate ser atriz e a Cameron não. E isto é bem visível. As duas não contracenam juntas mas a Kate se sai melhor em suas cenas. Na montagem com o cachorro, a Cameron fica apagada pelo animal. Achei tão fora de contexto a presença daquele roteirista aposentado na história. Faria mais sentido se o Jack Black aparecesse logo na nova vida da Kate. Outro problema do filme é que tudo é muito explicado. Há diálogos longos. Quando a Kate vai contar ao Jack sobre o porquê de vir para Los Angeles, ela diz toda a história mas é desnecessário porque o público já sabe. E quando a garotinha do Jude Law aparece dizendo que se chama Sophie? Aí surge outra dizendo que se chama Olivia. O público agora entendeu de quem eram aqueles nomes. No entanto, lá está a Cameron para repetir: "Sophie e Olivia".

Há uma cena entre o Jack e a Kate num restaurante em que ele esbarra sem querer o braço nos seios dela. Eu achei tão verdadeira que desconfio que aconteceu mesmo e o restante com o Jack se desculpando foi improvisado. As garotas na sessão se derreteram quando a Cameron Diaz chora pela primeira vez depois dos 15 anos. O filme é dirigido por uma mulher e tenta agradar mais a platéia feminina. Em termos de romance, fico com Closer.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

007 Cassino Royale

Fui ver o meu primeiro filme do tão famoso agente James Bond. E eu nem esperava que entrasse no Shopping Farol a esta altura do campeonato. Como entrou, tive que assistir porque a outra opção era Uma Noite no Museu e Cassino Royale também tinha a Eva Green. Eu até gostei desta primeira experiência mas histórias de serviços secretos não me atraem tanto. Aí resta somente aproveitar a ação e os efeitos especiais do filme. Cassino Royale ainda proporciona alguns momentos divertidos. Meu maior contato anterior com esta série foi o Goldeneye para Nintendo 64 que eu não lembro de ter zerado e é mais provável que eu nunca tenha finalizado mesmo.

Cassino Royale entra na onda do pôquer, aquele jogo de cartas que as celebridades adoram jogar na TV. Já aprendi várias expressões do jogo com tais programas, agora preciso aprender as regras. Tem também o Le Parkour nas cenas iniciais. Um colega meu ficou fascinado por esta prática que conheceu devido ao filme e perguntou se eu já conhecia. Ele ficou surpreso quando falei que eu conhecia há mais de um ano quando Madonna usou no clipe de Hung Up. A maioria desconhece esta prática porque riram durante as escaladas do apelidado Homem-Aranha. Acharam um absurdo. Mas situações absurdas fazem parte da essência dos filmes do 007. Não seriam a razão de sua popularidade? Os carros, as armas, a licensa para matar. Cassino Royale fez tanto sucesso no Reino Unido que se tornou o terceiro filme a ultrapassar a marca de 100 milhões de dólares por lá. Todo o elenco faz seu trabalho direitinho. Achei o Daniel Craig excelente. Gostei também do Le Chiffre porque não senti aversão ao vilão. Originalmente aquela cena em que a bond girl está embaixo do chuveiro teria a atriz totalmente despida mas Eva Green achou que faria mais sentido se ela estivesse vestida. Já o Craig não poderia exigir o mesmo em sua cena de tortura. Nós homens ficamos tão solidários.

O filme se torna cansativo nos trinta minutos finais, ou seja, após duas horas. E é mais incômodo quando você fica suando porque o ar condicionado não faz efeito. Deve ter sido o calor humano porque a sessão estava cheia.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Eragon

Quando cheguei em casa, meu pai perguntou se eu havia ido ver o filme da Xuxa e mencionou que eu não perdia um filme dela durante a minha infância. De fato, só lembro de ter visto Super Xuxa Contra o Baixo Astral no cinema mas acho que vi também o Lua de Cristal. Os tempos eram outros e nem sei se sentiria nostalgia caso os assistisse atualmente. Enfim, não houve escolha. Tive que ver Eragon dublado. E eu já esperava não entender todos aqueles nomes. Na verdade, só tenho certeza do nome do protagonista. Não sei se um americano compreende mais facilmente a maioria desses nomes de personagens e lugares. Com Eragon aconteceu a mesma coisa que o Código Da Vinci. As críticas me tiraram qualquer chance de esperar um filme que fosse pelo menos bom. E no final acabei gostando mais do que achava que iria gostar. É claro que Eragon está longe de ser excelente mas também não é tão inútil como a crítica americana diz. Até que funciona como entretenimento.

O que mais achei bonito no filme foi a relação entre Eragon e seu dragão. Foi o que mais me convenceu, mesmo com os seus diálogos batidos. Eu que não tenho bicho de estimação, fico até com vontade de ter. Se eu não tivesse visto o elenco antes, iria ter uma surpresa ao ver o nome de Joss Stone nos créditos iniciais. E sua dubladora tinha uma voz muito grave. Ed Speleers até que se saiu bem para o seu primeiro papel mas precisa melhorar, se é que atuação importa nestes gêneros. As cenas de constrangimento são comandadas pelo espectro Durza. Um garoto de dez anos não vai enxergar Eragon como o seu herói, apenas deve achar o máximo ele voar num dragão. E este é o maior defeito do filme. Faltou a magia da jornada épica e assim o público não se envolve intensamente com a história. Vi o garotinho ao meu lado bocejar algumas vezes. Não gostei quando Eragon expressa que sua maior preocupação é matar os inimigos antes mesmo de dominar uma espada. Um desejo assassino bastante elevado para um jovem fazendeiro de coração nobre. Falando nisso, eu acompanhei atentamente as notícias do enforcamento do Saddam Hussein na madrugada de sábado para domingo e isso me deixou numa vontade de ver de novo Dançando No Escuro. Foi até mais forte desta vez.

Eu tinha esquecido completamente que o público de Eragon poderia ser mais diversificado. Não tem comparação com aqueles que vão assistir Volver, por exemplo. A sessão de Eragon estava quase lotada e ainda enfrentei cinco minutos de fila. É incrível como as crianças sabem se comportar mais e não são elas que fazem piadinhas racistas quando a mocinha vai chamar Eragon após ele ter tomado banho no esconderijo daquele grupo de pessoas que não entendi o nome.

A Fox deverá fazer mudanças para a sequência Eldest. Eragon decepcionou nas bilheterias americanas e foi pior ainda no Reino Unido. Comecei 2007 de forma excelente. Não, não é por causa de Eragon. Assisti Amores Brutos do Alejandro González Iñárritu com o Geri García Bernal (era o que tinha no guia eletrônico da NET). Agora é esperar Babel chegar por aqui, até lá tentarei ver 21 Gramas.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Vistos em 2007

1. Eragon (Stefen Fangmeier)
2. Amores Brutos (Alejandro González Iñárritu)
3. Cama De Gato (Alexandre Stockler)
4. 007 Cassino Royale (Martin Campbell)
5. Entrando Numa Fria (Jay Roach)
6. Trainspotting – Sem Limites (Danny Boyle)
7. Manderlay (Lars von Trier)
8. O Amor Não Tira Férias (Nancy Meyers)
9. Entrando Numa Fria Maior Ainda (Jay Roach)
10. Johnny E June (James Mangold)
11. Superman – O Retorno (Bryan Singer)
12. A Casa do Lago (Alejandro Agresti)
13. Cruzada (Ridley Scott)
14. À Procura Da Felicidade (Gabriele Muccino)
15. O Segredo De Brokeback Mountain (Ang Lee)
16. Bonequinha De Luxo (Blake Edwards)
17. Hellboy (Guillermo del Toro)
18. Babel (Alejandro González Iñárritu)
19. A Rainha (Stephen Frears)
20. Quatro Irmãos (John Singleton)
21. Pecados Íntimos (Todd Field)
22. 300 (Zack Snyder)
23. Monty Phyton: O Sentido Da Vida (Terry Jones / Terry Gilliam)
24. As Bicicletas De Belleville (Sylvain Chomet)
25. A Era Do Gelo (Chris Wedge)
26. Wallace & Gromit – A Batalha Dos Vegetais (Steve Box / Nick Park)
27. Número 23 (Joel Schumacher)
28. Maria Antonieta (Sofia Coppola)
29. Homem-Aranha 3 (Sam Raimi)
30. Edukators (Hans Weingartner)
31. Cidade Dos Sonhos (David Lynch)
32. Quando Paris Alucina (Richard Quine)
33. Hannibal – A Origem Do Mal (Peter Webber)
34. Aeon Flux (Karyn Kusama)
35. Capote (Bennett Miller)
36. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)
37. Um Crime De Mestre (Gregory Hoblit)
38. A Identidade Bourne (Doug Liman)
39. A Supremacia Bourne (Paul Greengrass)
40. As Crônicas De Nárnia: O Leão, A Feiticeira E O Guarda-Roupa (Andrew Adamson)
41. As Torres Gêmeas (Oliver Stone)
42. A Noiva-Cadáver (Tim Burton)
43. Piratas Do Caribe – O Baú Da Morte (Gore Verbinski)
44. Tudo Acontece Em Elizabethtown (Cameron Crowe)
45. O Virgem De 40 Anos (Judd Appatow)
46. Piratas Do Caribe – No Fim Do Mundo (Gore Verbinski)
47. O Iluminado (Stanley Kubrick)
48. A Era Do Gelo 2 (Carlos Saldanha)
49. The King (James Marsh)
50. Munique (Steven Spielberg)
51. Shrek Terceiro (Chris Miller)
52. X-Men – O Filme (Bryan Singer)
53. Quarteto Fantástico (Tim Story)
54. Um Amor Para Recordar (Adam Shankman)
55. Se Eu Fosse Você (Daniel Filho)
56. Harry Potter E A Ordem Da Fênix (David Yates)
57. À Espera De Um Milagre (Frank Darabont)
58. Top Gun – Ases Indomáveis (Tony Scott)
59. Querida Wendy (Thomas Vinterberg)
60. Memórias De Uma Gueixa (Rob Marshall)
61. Ratatouille (Brad Bird)
62. Paradise Now (Hany Abu-Assad)
63. Napoleon Dynamite (Jared Hess)
64. Duro De Mata 4.0 (Len Wiseman)
65. V De Vingança (James McTeigue)
66. Rain Man (Barry Levinson)
67. Touro Indomável (Martin Scorsese)
68. Superman – O Filme (Richard Donner)
69. Sem Reservas (Scott Hicks)
70. Contra A Parede (Faith Akin)
71. A Criança (Jean-Pierre Dardenne / Luc Dardenne)
72. Armações Do Amor (Tom Dey)
73. Missão Impossível (Brian De Palma)
74. Missão Impossível 2 (John Woo)
75. Réquiem Para Um Sonho (Darren Aronofsky)
76. Violação De Domicílio (Saverio Costanzo)
77. Missão Impossível 3 (J.J. Abrams)
78. Os Simpsons – O Filme (David Silverman)
79. O Ultimato Bourne (Paul Greengrass)
80. Nanny McPhee – A Babá Encantada (Kirk Jones)
81. Waking Life (Richard Linklater)
82. O Grande Truque (Christopher Nolan)
83. Aos Treze (Catherine Hardwicke)
84. As Virgens Suicidas (Sofia Coppola)
85. Quero Ser John Malkovich (Spike Jonze)
86. Primo Basílio (Daniel Filho)
87. Entre Quatro Paredes (Todd Field)
88. A Estranha Família De Igby (Burr Steers)
89. Contra Corrente (David Gordon Green)
90. O Ilusionista (Neil Burger)
91. Paranóia (D.J. Caruso)
92. Tropa De Elite (José Padilha)
93. O Show De Truman (Peter Weir)
94. Vôo United 93 (Paul Greengrass)
95. O Diabo Veste Prada (David Frankel)
96. O Nome Do Jogo (Barry Sonnenfeld)
97. Flores Partidas (Jim Jarmusch)
98. Transamérica (Duncan Tucker)
99. Más Companhias (Arie Posin)
100. Obrigado Por Fumar (Jason Reitman)
101. Dreamgirls – Em Busca De Um Sonho (Bill Condon)
102. Hotel Ruanda (Terry George)
103. Ligeiramente Grávidos (Judd Appatow)
104. Dália Negra (Brian De Palma)
105. Carruagens De Fogo (Hugh Hudson)
106. Beleza Americana (Sam Mendes)
107. Nunca É Tarde Para Amar (Amy Heckerling)
108. Superbad – É Hoje (Greg Mottola)
109. My Fair Lady (George Cukor)
110. Dogma (Kevin Smith)
111. Chocolate (Lasse Hallström)
112. Gênio Indomável (Gus Van Sant)
113. Jogos Mortais 4 (Darren Lynn Bousman)
114. A Profecia (John Frankenheimer)
115. Os Sem-Floresta (Tim Johnson / Karey Kirkpatrick)
116. O Plano Perfeito (Spike Lee)
117. Justiça A Qualquer Preço (Andrew Lau)
118. Hair (Milos Forman)
119. Hairspray – Em Busca Da Fama (Adam Shankman)
120. Priscilla – A Rainha Do Deserto (Stephan Elliott)
121. Caché (Michael Haneke)
122. Carrie, A Estranha (Brian De Palma)
123. O Que Você Faria? (Marcelo Piñeyro)
124. Maria (Abel Ferrara)
125. Amor, Sublime Amor (Jerome Robbins / Robert Wise)
126. Caminho Para Guantanamo (Mat Whitecross / Michael Winterbottom)
127. A Festa De Babette (Gabriel Axel)
128. Sra. Henderson Apresenta (Stephen Frears)
129. O Labirinto Do Fauno (Guillermo del Toro)
130. Stardust - O Mistério Da Estrela (Matthew Vaughn)
131. Kagemusha - A Sombra Do Samurai (Akira Kurosawa)
132. Bubble (Eytan Fox)
133. Leões E Cordeiros (Robert Redford)
134. O Fabuloso Destino De Amelie Poulain (Jean-Pierre Jeunet)
135. Separados Pelo Casamento (Peyton Reed)
136. A Grande Família – O Filme (Maurício Farias)
137. Para Sempre Na Minha Vida (Gabriele Muccino)
138. A Lenda De Beowulf (Robert Zemeckis)
139. Arquivo X – O Filme (Rob Bowman)
140. A Vida É Bela (Roberto Benigni)
141. Fahrenheit 451 (François Truffaut)
142. X-Men 2 (Bryan Singer)
143. Vampiros De Almas (Don Siegel)
144. Era Uma Vez No Oeste (Sergio Leone)
145. Paris, Texas (Wim Wenders)
146. Xanadu (Robert Greenwald)
147. O Grande Chefe (Lars von Trier)
148. Nashville (Robert Altman)
149. Quero Ser Grande (Penny Marshall)
150. Elizabeth (Shekhar Kapur)
151. Estrela Solitária (Wim Wenders)
152. Grendel (Nick Lyon)
153. Beavis E Butt-Head Detonam A América (Mike Judge / Yvette Kaplan)
154. O Amigo Americano (Wim Wenders)
155. Fonte Da Vida (Darren Aronofsky)
156. Em Busca Da Vida (Jia Zhang Ke)
157. Festa De Arromba (Michel Gondry)
158. Fitzcarraldo (Werner Herzog)

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias

Quase que eu perdi o início do filme. Primeiro, o trânsito atrapalhou devido a um ônibus quebrado bem no meio da avenida. Segundo, a máquina de imprimir os bilhetes enguiçou com a pessoa da fila a minha frente. Terceiro, não houve terceiro. As opções da semana eram Xuxa Gêmeas, Anjos da Vida e O Ano, ou seja, só havia uma escolha. Até já chegou aqui Cassino Royale no Iguatemi mas eu nunca vou lá, espero subir para os cinemas mais próximos de onde moro - o que não é sempre uma boa idéia, foi assim que perdi O Labirinto do Fauno, entrou no Iguatemi e saiu de cartaz em uma semana. Volver e Sunshine também só duraram uma semana mas ainda bem que não entraram no Iguatemi. Como eu ia dizendo, eu só tinha uma escolha esta semana e como o trailer de Anjos da Vida não vende o filme, faz o contrário, quis distância dele. Não que eu tenha ido ver O Ano só por eliminação, havia até um motivo mais especial para prestigiar. Palavras do diretor do CineCidade: Um grande filme que o CineCidade trabalhou muito para conseguir exibir...

Eu estou enrolando mesmo para falar do filme. A primeira coisa que pensei foi que ele não é nada ruim, logo só pode ser muito bom. Um garoto viciado por futebol é deixado com seu avô enquanto seus pais fogem dos militares que governavam o nosso país. Mas ele não sabe a real razão das férias dos pais e vai ser cuidado pelos judeus da comunidade já que o avô morre. A maior parte do filme se passa durante a Copa Mundial de 1970, só assim para eu saber (ou lembrar) que o Brasil venceu esta numa final contra a Itália e que seu primeiro adversário foi a Tchecoslováquia. A narração do garoto deve ser a coisa mais bela desta produção. Também gostei do retrato dado a sua infância, suas brincadeiras, as festas, seus sonhos e a tristeza por não saber onde estão os pais, é bem sincero. O filme não analisa profundamente a situação política do país e não acho que seja sua função. E é tão nostálgico, me fez lembrar da nossa televisão preto e branco, o futebol de botão que eu só joguei nos anos 90...

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Pequena Miss Sunshine

Havia tanto tempo que eu queria assistir Little Miss Sunshine (ainda não sabia qual seria o título em português) que eu não lembrava o primeiro motivo. Eu sei que foi por alguma reportagem mas não lembro quando e nem onde. Depois o filme fez uma excelente campanha nas bilheterias americanas para um filme independente, recebeu ótimas críticas, está sendo indicado a vários prêmios. Até então, O Castelo Animado era o meu filme preferido que vi em 2006. E não é que Pequena Miss Sunshine assumiu o título agora?

A história é convencional. Uma família que chamaríamos de problemática, além de qualquer coisa ser motivo para discussão, e que está passando por dificuldades financeiras tem que levar a filha caçula para um concurso de Miss na California. O único meio de transporte disponível é uma kombi velha. No caminho irão passar pelas mais diversas situações. Eu gostei quando eles são parados por um policial e o pai diz para agirem como se fossem normais. Como parece, o filme é uma comédia. E mesmo não sendo sofisticada, neste gênero já funciona muito bem. Você pode ver se estiver procurando só diversão e vai ficar satisfeito. Só que o filme oferece algo a mais. Por exemplo, na cena final que é a apresentação de dança da garotinha e talvez a mais engraçada pois foi quando as pessoas morreram de rir, eu estava bastante comovido. Eu prestava atenção no lado emotivo de tudo aquilo. Durante o desenvolvimento da história você se apega de todas as formas aos personagens (excluindo possivelmente o pai que eu odiava cada vez mais) e quando acaba quer mais. É uma comédia construída a partir de uma base sensível honesta.

O destaque do elenco é naturalmente Abigail Breslin que faz Olive. A garota estava excelente e nem sabia que já tinha feito tantos trabalhos tanto no cinema quanto na TV. É muito bonita a cena em que ela diz ao avô que não quer ser uma perdedora. A mãe é interpretada pela Toni Collette que acabou de ser indicada ao Globo de Ouro por este papel. Pequena Miss Sunshine também ganhou uma indicação para Filme (Musical ou Comédia). Ainda tem o virgem de 40 anos Steve Carrell que faz o tio de Olive.

O filme satiriza os concursos de beleza. É só ver os penteados e sorrisos das concorrentes. A gente percebe também que é um filme de baixo custo pelos figurantes que fazem a platéia do concurso. O maior triunfo dele é tornar uma história simples em algo realmente prazeroso de assistir.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Volver

Eu não sei se é bom assistir um filme com aquela expectativa de ser um dos melhores do ano mas fui ver Volver assim que finalmente estreou aqui em Maceió. Há alguns meses vi meu primeiro filme do Almodóvar, Tudo Sobre Minha Mãe. Dias depois foi a vez de Má Educação. Jurei que o próximo que ele fizesse eu iria ver no cinema porque quando vi TSMM e MA, fiquei lamentando por nunca ter assistido antes. Então não queria que acontecesse o mesmo com Volver. Gostei muito dele mas acho que não teria provocado o mesmo impacto de TSMM se Volver fosse o primeiro filme do diretor que eu tivesse visto.

Em Volver, dizem que Pedro Almodóvar revisita seus trabalhos anteriores. Como não vi a maioria, só vejo semelhanças com TSMM. Ambos tratam do universo feminino e mostram que as mulheres não precisam de seus homens pois são eles que traem, são vagabundos e só pensam em sexo. Praticamente não há personagens masculinos, e eles são secundários. No caso de TSMM é assim, se é para ter homem entre os personagens principais, então é travesti. Os homens de Volver são homens mesmo e só servem para impulsionar alguns aspectos da trama.

Inicialmente o filme trata de duas histórias diferentes, o assassinato do pai que tentou abusar sexualmente da filha e a aparição do espírito da mãe morta, que no final se encaixam perfeitamente. Em termos de roteiro, eu prefiro Má Educação. Mas Volver também tem um trama bem desenvolvida com personagens centrais bem trabalhados. Só achei a narrativa um pouco lenta em algumas partes, principalmente depois da metade o que me deixou bastante impaciente e me fez pensar se a conclusão das histórias seria satisfatória. E felizmente foi! O humor é outra característica marcante do Almodóvar. A maior lembrança que tenho de TSMM é o começo dramático (e achei que seria assim até o final) e como eu ria bastante depois. Em Volver é quase a mesma coisa. A comédia e o drama se misturam regularmente. O público recebe a notícia da morte de um personagem, em seguida está rindo em seu velório. Gosto da abordagem cômica do assunto. As atrizes estão excelentes. Parece que vem aí a indicação de Penelope Cruz ao Oscar. Há um belo trabalho com as cores. É um filme bem silencioso, não ouvi muita trilha sonora e isso facilitou a disseminação dos roncos de um espectador que dormiu durante a sessão.

Promessa cumprida de ver no cinema, agora vou atrás de Fale Com Ela.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Happy Feet - O Pinguim

Pinguins não levam muito jeito para musical. E eu não esperava que levassem. Eu nem tenho vontade de assistir essas animações, quase sempre são tão bobinhas e Happy Feet não foge à regra. Mas acho que satisfaz seu público alvo. Não fui ver achando que iria me tornar uma pessoa mais consciente em relação à questões ambientais. A gente só vê isso pelo entretenimento. E como dizem por aí, Ramón é mesmo quem provoca mais reações no público devido ao seu toque latino. Essa é umas das vantagens da dublagem, acrescentar algo com que o público daquela língua possa se identificar mais. Procurando Nemo é um filme que só consigo ver dublado. A invasão de bichos falantes em 2006 foi enorme, acho que pinguins atraem mais.
Eu pensei que haveriam mais números musicais, no entanto, Happy Feet, que já é a maior animação da WB, enfatiza a aventura. A jornada de Mano em busca dos ETs é interessante por tudo o que ele vai passar. A foca, os elefantes-marinhos e as orcas ficaram excelentes em termos de CG. Eu não consigo engolir essas histórias, Mano é discriminado pelos outros de sua espécie mas no fim sempre sabemos que haverá o momento do arrependimento. E também os humanos se tornam mais conscientes. Aquela coisa que só acontece em filmes.
Depois que conheci A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado, essas animações hollywoodianas ganharam um novo sentido. Já estou até esquecendo os pinguins graciosos.

domingo, 3 de dezembro de 2006

2 Filhos de Francisco

Vou falar dele porque vi hoje novamente. O sucesso do filme era garantido: a biografia melodramática de um dupla sertaneja famosa o que facilita a divulgação pelos programas populares, uma vida humilde de sofrimento e tragédia até chegar ao estrelato, um elenco de rostos já conhecidos, uma história envolvente, etc. É o longa brasileiro de maior público nos últimos 25 anos. Mas não quer dizer que se fizerem o mesmo com Leandro & Leonardo o sucesso seja o mesmo. 2 Filhos é realmente um filme muito bom. É até nostálgico porque me faz lembrar do começo dos anos 90 quando assistir Sabadão Sertanejo era um programa para as noites de sábado. Mas hoje não sinto nenhuma falta. Durante o filme eu até esqueci que estava ouvindo música sertaneja e derrubei mais lágrimas do que na primeira vez.

A primeira parte onde mostram a trajetória dos dois garotos é a melhor. Ainda bem que deram mais ênfase a isso. Você torce por eles, sofre com as dificuldades da família. Lembrando que era uma época em que a diversão era fazer filhos. Gostei bastante de quando os garotos vão à rodoviária por conta própria cantar porque precisavam de dinheiro. Depois do acidente de carro, os filhos crescem e o ritmo do filme decresce. O entretenimento é maior quando vemos Zezé criança e não adulto. Depois daí os fatos são mais episódicos. Casamento com Zilú, mudança para São Paulo, gravação de É Amor, rádio em Goiânia toca a música e ficam famosos.

Comparado com Cazuza que vi há pouco tempo, 2 Filhos é infinitamente superior.

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Os Infiltrados

Fui ver Os Infiltrados e a satisfação ao final foi imensa mesmo o gênero policial não sendo um dos meus preferidos. É o segundo filme do Martin Scorcese que vejo, o primeiro foi Gangues de Nova York. O Aviador está na lista de pendências há meses mas estou adiando. Acho que não vai demorar mais agora já que gostei bastante dos dois que já assisti. A sala estava bem vazia e com tanto lugar sobrando um individuo sentou logo na fileira da frente e na minha frente, bloqueou legal minha visão mas eu fui um pouco para o lado e tudo se resolveu.

Todo o elenco está perfeitamente bem. Se o Mark Wahlberg tivesse tido uma participação maior, acho que eu diria que foi meu preferido. Jack Nicholson lidera um grupo da máfia e se eu fosse mafioso, queria tê-lo como meu chefe. Matt Damon é um dos infiltrados. Como será que fica a amizade dele com Ben Affleck? Os dois despontaram juntos quando ganharam o Oscar pelo roteiro de Gênio Indomável mas o Matt é quem tem uma carreira mais respeitável. Nunca concorreu a um Fambroesa enquanto o Ben já ganhou dois e concorreu a seis. Leonardo DiCaprio é outro que só melhora. Lembro que na época do Titanic eu pensava se ele iria perder algum dia o título de "Jack do Titanic". Quando O Homem da Máscara de Ferro foi lançado, toda a propaganda ainda era feita como sendo estrelado pelo galã do filme bilionário. Leonardo está excelente como o outro infiltrado, ele sofre mais pela vida dupla do que o Matt Damon.

O filme tem um ritmo constante que não cai em nenhum momento, além de ser divertido. Ganhou aqui censura de 18 anos, mas só vale para quem sabe inglês e entende quando dizem f*** porque as legendas aliviaram em quase todos os f*** falados e olhe que não são poucos. Mas acredito que a censura 18 seja justificada pelas piadas de conotação sexual. E não é nada que um adolescente dos tempos atuais não esteja acostumado. Eles iriam adorar. Os Infiltrados é tão bom que me fez esquecer dois dos três trailers que passaram antes e ainda demorei para lembrar que passou Casino Royale. Não lembro dos outros dois.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Casamento / Tigre / Mar

Vamos aos filmes que vi no fim de semana. Considero os três satisfatórios.
Casamento Grego: Eu lembro de como esse filme chamou a atenção por ir tão bem nas bilheterias americanas em 2002 (pesquei o ano). É um fato inesperado para um filme assim chegar a 240 milhões. Casamento é um filme para assistir por descontração, é um misto de comédia e romance com o lado do romance se sobressaindo para mim. O que mais gostei foi a simpatia dos personagens que são caricatos. Por mais que tenham príncipios ultrapassados, você não precisa julgá-los, não é uma história que faz apologia ao conservadorismo. Nia Vardalos, que faz a filha solteirona da família grega (momento Betty, A Feia) e escritora do roteiro baseado em sua história pessoal, está excelente, tendo se esforçado para atuar ou não. Comédia envolvendo assuntos sobre diferenças culturais não é algo brilhante mas aqui é tudo muito simpático.
O Tigre e O Dragão: Dessa geração de Adagas Voadoras e Herói, só vi O Tigre e O Dragão. É tudo visualmente muito bonito, os personagens centrais passam por uma jornada, são motivados por forças internas mas o que há de melhor são as lutas marciais com aqueles movimentos que idealizam a manipulação da gravidade. É claro que não era mais novidade, mas Ang Lee enriqueceu muito a idéia das lutas de Matrix dando uma nova estética.
Mar Adentro: É um filme bastante sensível e comovente sobre um homem que passa 26 anos em uma cama por ser tetraplégico e luta pelo direito de morrer. O filme enfoca os dois lados da eutanásia mas não vai mudar a opinião do espectador sobre o assunto. Ele tem um ritmo agradável, se perde um pouco no meio mas sobe até o final. É marcado por atuações convincentes e imagens hipinotizantes para mostrar a viagem de Ramón até o mar. O diretor Alejandro Amenábar ainda conseguiu colocar doses de humor num filme tão delicado.

sábado, 18 de novembro de 2006

Jogos Mortais 3

Lá fui eu pagar quase 4 vezes mais a locação de um filme para ver Jogos Mortais na telona. É claro que paguei só pela vontade de ver. Pensei que iria assistir sozinho porque fui o primeiro a chegar na sala dez minutos antes da sessão começar. Depois apareceram algumas almas perdidas e consegui contar 26 mas não passou de 30. Mesmo com pouca gente, consegui ouvir o incômodo de alguns em certas cenas, era o que eu queria.

É um fato. Jogos 3 é o melhor de todos. O que menos importa neste são as cenas sádicas. E após dois filmes, elas nem provocam desconforto, são quase risíveis como a abertura do crânio e a sopa suína. Este trabalha mais o lado dramático, é cheio de discursos sobre perdoar quem lhe faz mal, ser menos ingrato com a vida que tem, essas coisas. Até os personagens são adultos agora. Não há mais certas figuras do Jogos 2. O terceiro enfatiza a relação entre Jigsaw e Amanda através de flashbacks e o que mais achei interessante foi aquele que mostra a preparação do principal jogo do primeiro filme. A facildade com que as vítimas são sequestradas é incrível, sem falar que o maníaco antes invade a casa, faz toda uma instalação da câmera escondida e a vítima só percebe ao ser ver na TV. Merece morrer.

A gente vê que estes três filmes foram planejados porque estão bem amarrados uns aos outros e todos eles têm uma trama se desenrolando. Então, a nível deste gênero, Jogos está acima dos outros filmes de terror recentes. Esta trilogia foi encerrada mas como continua enchendo os cofres, foi dado espaço para a quarte parte.

domingo, 29 de outubro de 2006

O Retorno

Ontem vi meu primeiro filme russo chamado Vozvrashcheniye, ou se preferir, O Retorno. Ganhou alguns prêmios internacionais e concorreu até ao Globo de Ouro. Ele conta a história de dois irmãos que nunca conheceram o pai. Em um belo dia, o pai reaparece e os leva para um passeio. O pai faz um monte de coisas misteriosas, aí o filme acaba sem sabermos as respostas. E isto é ruim? Nenhum pouco. O filme é ótimo.

Um adulto é uma entidade bastante complexa para uma criança. E é isto que O Retorno aborda. Quem é aquela figura que acaba de entrar na vida dos garotos? Por que ele age de uma forma que faz com que seus filhos o odeiem? Eles não vão saber, não têm capacidade ainda. Quando o filme acaba e ficamos sem respostas para os mistérios do pai (para quem ele telefona, o que ele desenterrou), é uma metáfora para a compreensão de um adulto por uma criança. Da mesma forma que os filhos não vão entender a atitude do pai, nós não vamos saber o que ele fazia. Quando eles entederem, já terão abandonado a infância.

Quando fui pesquisar sobre o filme, vi que um dos garotos morreu afogado logo depois das filmagens e no mesmo lago mostrado no filme. É uma coisa pertubadora de saber, principalmente nestes filmes onde tudo parece real e natural.

Padre Amaro

Sabe como matar vários cristãos de uma só vez? Colocando-os numa sala para assistir O Crime do Padre Amaro. É ataque cardíaco coletivo na certa. Imagine um filme em que tem Igreja construindo hospital com dinheiro do tráfico, padre rompendo o voto de castidade, professora de catecismo dizendo que se toca pensando em Jesus, aborto, fiél roubando dinheiro da cestinha durante o ofertório, bruxaria... acho que eles morreriam.

Uma maneira de verificar o quanto um filme prende a sua atenção é contando quantas vezes seu pensamento se desvia. O meu se desviava do começo ao fim mas acho que esta é proposta de Padre Amaro. Pelo menos eu refletia sobre os assuntos abordados no filme. Celibato, os questionamentos de Amelia durante suas confissões sobre o que é pecado, etc. O filme é convencional e só fica mais interessante depois da metade quando o romance "proibido" começa. Gael García Bernal é o ator que encara qualquer tipo de papel, ponto para ele. Seus outros papéis que eu já vi me parecem mais desafiadores que este padre.

sábado, 23 de setembro de 2006

3 em 1

A melhor coisa em locar filme que não é blockbuster é a conservação do disco. Sempre está limpo, não vem com arranhões e nem preciso tirar aquelas marcas horríveis de dedo. Vamos aos filmes do fim de semana:

Orgulho e Preconceito: Só havia basicamente uma razão para eu querer ver este. A Keira Knightley é a protagonista e ainda foi indicada ao Oscar como Melhor Atriz. Não que ela seja uma excelente atriz, mas a conheci em Simplesmente Amor e gostei dela. Em Orgulho, eu não vi nada que justificasse a tal indicação. Ela está apenas bem, nada de excepcional. Arrisco até dizer que não tem muita diferença para a outra Elizabeth (de Piratas do Caribe). Preferi mais o Matthew Macfadyen que faz o (des)interesse amoroso de Elizabeth, ele convence mais. Estes romances de época não fazem parte dos gêneros que eu gosto então não sei falar de Orgulho. Mas gostei da sincronização dos diálogos com os passos das danças.

2001: Uma Odisséia no Espaço: Acho que esse é o primeiro clássico que assisto em meses. O nome poderia ser mudado para 3001. E cuidado para não sair dançando valsa, nunca ouvi tanto Strauss sem ser numa festa de 15 anos. O filme é uma ficção científica fascinante. Os efeitos especias devem ter sido mais ainda para aquela época. 3001 é cheio de tomadas longas, estações e naves espaciais que se movem, movem, movem e movem, também giram. Confesso que o final é muito enigmático para mim. E não é uma questão de rever o filme. A resposta não está lá.

Os Esquecidos: Já devo ter visto alguma reportagem dele por aí nesses programas sobre cinema mas só peguei mesmo porque tinha a Julianne Moore na capa do DVD. O filme é um suspense convencional que tenta criar uma clima dramático através do amor entre mãe e filho. Vale a pena ser visto só pelos sustos que vai levar. Ainda tomei três mas os seguintes foram previsíveis. Bem idêntico a Plano de Vôo, só que este veio depois e só tem humanos.

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

I've seen what I was - I know what I'll be

Dançando no Escuro era o filme que eu mais queria ver há meses. Lia um comentário aqui, outro ali e eu só ficava mais interessado. Talvez seja o filme que mais fiquei interessado em toda a minha vida. Só conhecia a canção I've Seen It All. Após tanto esperar, eu consegui assistir há 10 dias. E foram logo três vezes em três dias seguidos para rever o que eu tinha gostado e para tentar achar o que eu tinha perdido.

Gostei muito. Mas como eu não sabia o que esperar dele por completo, não tem como dizer se superou minhas expectativas. A única coisa que eu sabia era que é um filme extremamente comovente. Está aí o que devo ter perdido. Não fiquei abalado como as pessoas ficaram (pelo menos 99% das pessoas que viram, e deixaram comentários pela internet e que eu li, choraram). Sim, o filme tem muitos motivos para deixar o espectador afetado, e com razão. Mas o problema foi comigo mesmo. Não senti nada.

DnE foi o segundo filme de Lars von Trier que vi. O primeiro foi Dogville. Mas só foi com DnE que conheci mais o diretor. Queria ver Dogville de novo. DnE conta a história de Selma, interpretada perfeitamente pela Björk (possivelmente a única pessoa capaz de fazer o papel), uma imigrante da Tchecoslováquia que mora nos EUA para salvar a visão do filho. Selma é humilde, cativante, apaixonada por musicais e faz de tudo pelo filho. E como ela sofre. É angustiante. Não posso falar muito do Lars. Sei que ele tem orgulho de nunca ter colocado os pés em solo americano. Em DnE, ele critica severamente o sistema penitenciário daquele país que constrói uma nação a partir da eliminação de seus civis - pena de morte. Outra característica dele é usar a câmera de mão, aquela imagem tremida. Aqui funciona muito bem, aumenta a realidade das cenas. Sem falar que o Lars consegue alguns ângulos incríveis dos rostos dos atores favorecendo o talento de cada um. Ele também é conhecido por explorar bastante o ator. E Björk, do jeito que já é, não suportou...

Faltando pouco tempo para acabarem as filmagens, ela rasgou um vestido com os dentes e abandonou tudo. Sumiu. E ninguém sabia onde estava. Lars nunca se sentiu tão traído. Ele e Catherine Deneuve chegaram a usar uma camisa com IDIOT durante os dias em que ficaram decidindo qual rumo seguir. Esta história está no documentário "Os 100 Olhos de Lars Von Trier" que é tão bom quanto o filme. Depois, Björk resolveu voltar e finalizaram o filme. Björk disse que foi a primeira e última vez que trabalhou como atriz, mesmo levando o prêmio de Melhor Atriz em Cannes. Aposentadoria em grande estilo.

DnE é excelente mesmo. Até agora só consegui analisar o filme como uma crítica aos EUA e apreciar as qualidades de Lars von Trier. Mas entendo quem teve que tomar medicamento para sair do estado de choque após a experiência Dançando no Escuro.

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Bill Killed

Ontem assisti Kill Bill Vol. 2. Vi o Vol. 1 há mais de um ano atrás. Demoro mesmo para ver os filmes. Mas aqui tem uma justificativa. Gostei tanto da primeira parte que só iria ver a segunda quando comprasse os DVDs. Mas eu estava esperando pela versão especial com os dois filmes e cheia de extras. Mas o que foi lançado aqui? Um pacote contendo os dois DVDs simples (estes até contêm um material bônus) lançados anteriormente. Tive que me contentar com ele.

Volume 1: O começo deste já é bem atraente. Imagem em preto-e-branco, masoquismo, o bebê é seu, um tiro, a música de Nancy Sinatra e os créditos com a Noiva de perfil. O volume 1 é basicamente cheio de referências aos filmes e seriados asiáticos envolvendo samurais, kung-fu e por aí vai que o Quentin Tarantino assistia. Logo tem muita luta e sangue que não acaba mais. O filme brinca com as cores e tem até desenho. O que mais gosto é o enquadramento e o movimento das câmeras que dão um charme a mais às lutas que possuem belas coreografias. A trilha sonora é outro atrativo (toca até no Superpop da Luciana Gimenez, é claro que deveriam ser processados). Destaque para Twisted Nerve que fica se repetindo na sua mente e você não consegue controlar. A imagem de Daryl Hannah também ajuda. Os personagens são esteticamente bonitos.

Volume 2: Quem só gostou das lutas do primeiro vai dormir logo assistindo o volume 2. São tão diferentes mas ainda assim é um só filme. Se eu percebi bem, a primeira aparição de uma ação à la KBV1 só acontece depois de 50 minutos. Este é muito poético e cheio de diálogos. O ritmo é lento mesmo e acaba com um certo anticlímax. A (...piii...) usa direitinho os ensinamentos de Pai Mei, o Bruto, e acaba com o quinto elemento de sua lista de forma fatal. Os assassinos também têm um lado sensível.

Já vi alguns dizerem que Kill Bill é muito mentiroso. Devem achar que Tarantino acredita mesmo que ao cortar um braço, o sangue jorra daquele jeito.

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Hauru No Ogoku Shiro

Os filmes de animação que costumo ver são aqueles produzidos pelos estúdios americanos até porque são eles que chegam em massa por aqui. O que é uma pena pois as melhores animações são feitas no outro lado do mundo. Descobri isso há poucas semanas ao assistir três filmes de Hayaio Miyazaki, o gênio da animação japonesa. São eles: Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado.

Comecei por Chihiro que sempre quis ver. Ganhou um Oscar, Urso de Ouro em Berlim, ultrapassou o Titanic no Japão, etc. Mas não quero entrar em detalhes do filme porque quero mesmo comentar o Castelo. Mas Chihiro me fez querer ver mais filmes deste diretor. Eu estava com muito sono naquele dia e acabei cometendo o pecado de cochilar em algumas partes mas já foi o suficiente para perceber a genialidade de Miyazaki. Consegui assistir Mononoke dias depois mas não alcança o nível de Chihiro. Não que ele seja ruim. No próximo dia foi a vez de ver o Castelo Animado que eu fui com expectativa de ser o melhor destes três. E não é que era verdade?

O Castelo conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos que acha que seu destino é ter uma vida humilde trabalhando na loja de chapéus de sua família. Um certo dia, Sophie é amaldiçoada por uma bruxa e fica com a aparência de uma senhora de 90 anos. Com medo de ser vista assim pelos seus conhecidos, ela foge da cidade e no caminho encontra o castelo de Howl, um jovem e bonito mago que tem fama de comer o coração das belas moças. O filme é baseado no romance Howl's Moving Castle de 1986 de Diana Wynne Jones. Mas eu só soube que era uma adaptação depois de ver o filme. Na verdade, nem é uma adaptação já que Miyazaki fez o filme a sua maneira ao mudar a trama e personagens e acrescentar seus elementos.

Composto de um visual deslumbrante, Castelo une aventura, romance, humor, fantasia e sensibilidade em sua forma mais pura. Até tem espaço para umas piadinhas mais adultas, algo normal numa animação que não é voltada estritamente ao público infantil. A partir do momento em que Sophie entra no castelo e começa a conhecer seus moradores, não tem como deixar de ficar encantado com tudo aquilo. Os dois moradores que ela logo conhece são muito fofos. Calcifer é um foguinho mau mas muito, muito mau e guarda um segredo de Howl. Markl é o aprendiz de Howl e cuida dos negócios do seu mestre quando este fica ausente. Markl é apenas um garoto mas é tão adulto ao mesmo tempo. Você se afeiçoa a todos eles intensamente. O filme contém algumas cenas realmente emocionantes.

Quando vi pela primeira vez, fiquei com algumas dúvidas. As informações não são dadas claramente como de costume. Não sei se é uma característica do diretor ou da animação japonesa em geral. Quando vi novamente, tudo ficou mais claro. Mas alguns pontos ainda ficam para reflexão. Assisti a versão Piratex. E para minha surpresa o DVD será lançado no país em setembro e virá com alguns extras. Foi o melhor filme que vi este ano e quero rever muito mais. Dá até vontade de aprender japonês!

omoide no uchi ni anata wa inai
soyokaze to natte hoho ni furetekuru

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Vamos jogar?

Eu nunca tive vontade de assistir Jogos Mortais por causa dos comentários que escutava. Na locadora, os dois volumes - o terceiro e último (?) chega aos cinemas em outubro - sempre estavam disponíveis mas eu sempre ignorava.

Numa tarde de tédio ao passear pelos canais Telecine, vi que o primeiro JM iria começar em breve. Como estava sem fazer nada mesmo, resolvi encarar os tais jogos. É curtinho, passou rápido. Para minha surpresa, eu até simpatizei com aquela produção de baixo orçamento. Mas é tão baixo que dá pena. A fotografia é ruim e os dois protagonistas do jogo atuam tão pavorosamente que você sente vergonha por eles. Mas isto é comum nestes filmes de terror, para fazer cara de medo qualquer um é contratado.

O que eu achei realmente interessante, pelo menos para mim, foi a originalidade do que serve de base para a história. Isto diferencia o JM dos outros filmes de terror atuais. Aqui não existe nada de criancinha diabólica, nem grupo de amigos sendo mortos um a um pelo serial killer, nem casa amaldiçoada. JM trata de um psicopata que põe suas vítimas num ambiente onde terão que jogar de acordo com as regras para escapar da morte. Mas como estender esta idéia durante o filme é um problema. Aí entram as situações já bem conhecidas de investigação policial, problemas familiares, etc. O ator Micheal Emerson é quem mais se destaca. Foi uma boa surpresa ver este filme após conhecer o ator fazendo Henry Gale na segunda temporada de Lost.

No final, a trama tem uma reviravolta imprevísivel (?) o que deixa o filme com jeito de "cult" (?). E a gente fica com cara de "I was punk'd".

Foi então que resolvi locar o JM2. Não quis esperar para ver algum dia no Telecine. O orçamento deste foi só um pouquinho mais caro que o do primeiro o que permitiu uma melhora de alguns aspectos técnicos como fotografia. Os protagonistas participantes do jogo agora são MENOS PIORES que os do primeiro mas ainda chegam a provocar risadas.

O filme começa com uma boa referência do anterior. Esta parte e a reviravolta no final é o que há de mais interessante. O meio já não é mais novidade. O destaque aqui vai para Tobin Bell, o vilão. Assim como no primeiro JM, os bonzinhos são tão chatos que a gente torce pelos vilões.

Os sádicos devem adorar estes filmes que agradam mais o público do que os críticos. O sangue nem chega a ser exagerado. Quem gosta de ver gente serrando o próprio pé ou arremessada num buraco cheio de seringas usadas, está dada a dica.

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Lola

[A][B][C][D][E][F][G][H][I][J][K][L][M][N][O][P][Q][R][S][T][U][V][W][X][Z]

300
007 Cassino Royale
007 Quantum Of Solace
007 Um Novo Dia Para Morrer
10,000 A.C.
13 Dias Que Abalaram O Mundo
13 Fantasmas, Os
13 Homens E Um Novo Segredo
2 Filhos De Francisco
21 Gramas
30 Dias De Noite
60 Segundos
8 Mile – Rua Das Ilusões

A
À Espera De Um Milagre
À Procura Da Felicidade
À Prova De Morte
A.I. - Inteligência Artificial
Abril Despedaçado
Acquaria
Across The Universe
Agente 86
Água Negra
Albergue
Além Da Linha Vermelha
Alexandre
Alguém Tem Que Ceder
Alien Vs. Predador
Amadeus
Amarelo Manga
Ameaça Invisível – Stealth
Ameaça Virtual
Amigos, Amigos... Mulheres À Parte (Parte 1)
Amigos, Amigos... Mulheres À Parte (Parte 2)
Amnésia
Amor Custa Caro, O
Amor É Cego, O
Amor Não Tira Férias, O
Amor Pode Dar Certo, O
Amores Brutos
Amores Possíveis
Anaconda 2 – A Caçada Pela Orquídea Sangrenta
Anjo Da Vingança
Anjos Da Noite – Underworld
Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias, O
Antes De Partir
Apanhador De Sonhos, O
Apocalypse Now (Parte 1)
Apocalypse Now (Parte 2)
Apocalypto
Arquivo X: Eu Quero Acreditar
Assassinato De Jesse James Pelo Covarde Robert Ford, O
Assassinato Em Gosford Park
Atrás Das Linhas Inimigas
Avassaladoras
Aviador, O
Awake – A Vida Por Um Fio

B
Babel
Banquete Do Amor
Barato De Grace, O
Batman – O Cavaleiro Das Trevas
Batman Begins
Be Cool – O Outro Nome Do Jogo
Beleza Americana
Bem-Vindos À Casa De Bonecas
Bicho De Sete Cabeças
Bicho Vai Pegar, O
Bigger, Stronger, Faster
Billy Elliot
Blade Runner – O Caçador De Andróides
Boa Noite E Boa Sorte
Bom Ano, Um
Bonde Chamado Desejo, Um
Borat
Bridget Jones No Limite Da Razão
Bruxa De Blair 2, A
Bufo & Spallanzani
Bússola De Ouro, A

C
Caçadores Da Arca Perdida, Os
Caminho Das Nuvens, O
Cantando Na Chuva
Capote
Capturing The Friedmans
Carandiru
Carrie, A Estranha
Cartada Final, A
Casa Caiu, A
Casa De Cera
Casa Do Lago, A
Casa Monstro, A
Casamento De Romeu E Julieta, O
Casamento Grego
Cazuza – O Tempo Não Pára
Cela, A
Central Do Brasil
Chamado 2, O
Chamado, O
Chicago
Chocolate
Cidade De Deus
Clã Das Adagas Voadoras, O
Click
Closer – Perto Demais
Cloverfield – Monstro
Clube Da Leitura De Jane Austen, O
Clube Da Luta (Parte 1)
Clube Da Luta (Parte 2)
Código Da Vinci, O
Coisas Que Perdemos Pelo Caminho
Colateral
Colecionador De Ossos, O
Como Se Fosse A Primeira Vez
Conde De Monte Cristo, O
Conduta De Risco
Confissões De Schmidt, As
Conquista Da Honra, A
Constantine
Contos Proibidos Do Marquês De Sade
Controle Absoluto
Coronel E O Lobisomen, O
Corpo Fechado
Corrente Do Bem, A
Crash – No Limite
Crepúsculo
Crime De Mestre, Um
Crime Do Padre Amaro, O
Crimes Em Primeiro Grau
Cronicamente Inviável
Crônicas De Nárnia: O Leão, A Feiticeira E O Guarda-Roupa, As
Cruzada

D
D-Tox
Dália Negra
Dança Comigo?
Demolidor - O Homem Sem Medo
Desaparecidos
Desejo E Reparação
Deus É Brasileiro
Dia De Treinamento
Dia Depois De Amanhã, O
Dia Em Que A Terra Parou, O (1951)
Diabo Veste Prada, O
Diamante De Sangue
Diário De Bridget Jones, O
Diário De Uma Babá
Diários De Motocicleta
Do Inferno
Do Que As Mulheres Gostam
Doce Lar
Dogville
Dom Da Premonição, O
Dona Da História, A
Doze Homens E Outro Segredo
Dr. T E As Mulheres
Dragão Vermelho
Duro De Matar 4.0

E
E Se Fosse Verdade
Edukators
Efeito Dominó
Elizabeth – A Era De Ouro
Em Busca Da Terra Do Nunca
Encantada
Encontrando Forrester
Encontro De Amor
Encontros E Desencontros
Ensaio Sobre A Cegueira (Parte 1)
Ensaio Sobre A Cegueira (Parte 2)
Entrando Numa Fria Maior Ainda
Entre Quatro Paredes
Enviado, O
Eragon
Erin Brokovich - Uma Mulher De Talento
Escanfandro E A Borboleta, O
Escola De Rock
Escuridão
Espíritos – A Morte Está Ao Seu Lado
Esquecidos, Os
Estrada Para Perdição
Estranha Perfeita, A
Estranhos, Os
ET, O Extraterrestre
Eu Os Declaro Marido E Larry
Eu Sou A Lenda
Eu, Eu Mesmo E Irene
Eu, Meu Irmão E Nossa Namorada
Eu, Robô
Excêntricos Tenembauns, Os
Exorcismo De Emily Rose, O
Exorcista – O Início, O
Exorcista, O
Exterminador Do Futuro 3 – A Rebelião Das Máquinas
Exterminador Do Futuro, O
Extermínio

F
Fabuloso Destino De Amélie Poulain, O
Fahrenheit 11 De Setembro
Falcão Negro Em Perigo
Fale Com Ela
Família Do Futuro, A
Família Savage, A
Fantástica Fábrica De Chocolate, A
Feiticeira, A
Femme Fatale
Filhos Da Esperança
Fim Dos Tempos
Flores Partidas
Fora De Controle
Freddy Vs. Jason
Frida

G
Gângster, O
Gangues De Nova York
Garçonete
Garfield 2
Garotos Incríveis
Gigolô Europeu Por Acidente
Grande Família – O Filme, A
Grande Garoto, Um
Grande Truque, O
Grito 2, O
Grito, O
Guerra Dos Mundos

H
Hairspray
Halloween (2007)
Hancock (Parte 1)
Hancock (Parte 2)
Hannibal
Hannibal – A Origem Do Mal
Happy Feet – O Pinguim
Harry E Sally - Feitos Um Para O Outro
Harry Potter E A Câmara Secreta
Harry Potter E A Ordem Da Fênix
Harry Potter E A Pedra Filosofal
Harry Potter E O Cálice De Fogo
Herói
História Real, A
Homem De Ferro
Homem Que Copiava, O
Homem-Aranha
Homem-Aranha 2
Homem-Aranha 3
Homens De Preto 2
Hora Marcada, A
Horas, As
Horror Em Amityville (2005)
Hospedeiro, O
Hulk

I
Ilha Da Imaginação, A
Ilha, A
Iluminado, O
Ilusionista, O
Imagens Do Além
Impacto Profundo
Incrível Hulk, O (Parte 1)
Incrível Hulk, O (Parte 2)
Incrível Hulk, O (Parte 3)
Incrível Hulk, O (Parte 4)
Incrível Hulk, O (Parte 5)
Incrível Hulk, O (Parte 6)
Indiana Jones E A Última Cruzada
Indiana Jones E O Reino Da Caveira De Cristal
Indiana Jones E O Templo Da Perdição
Indomáveis, Os
Infidelidade
Infiltrados, Os
Inimigo Em Casa
Insônia
Instinto Selvagem 2
Intérprete, A
Intrigas
Invasões Bárbaras, As
Invasor, O
Invasores, Os
Isto É Spinal Tap

J
Jardineiro Fiel, O
Jason X
Jesus – A História Do Nascimento
Jogo De Sedução
Jogo Dos Espíritos
Jogos Do Poder
Jogos Mortais 3
Johnny E June
Jumper
Juno
Jurassic Park 3
Júri, O

K
K-19: Widowmaker
Kate E Leopold
Kill Bill – Volume 1 (Parte 1)
Kill Bill – Volume 1 (Parte 2)
Kill Bill – Volume 1 (Parte 3)
Kill Bill – Volume 2
King Kong

L
Lara Croft: Tomb Raider
Lara Croft: Tomb Raider - A Origem Da Vida
Laranja Mecânica
Legalmente Loira
Lenda De Beowulf, A
Lenda Do Cavaleiro Sem Cabeça, A
Lenda Do Zorro, A
Leões E Cordeiros
Letra E Música
Lição De Amor, Uma
Liga Extraordinária, A
Ligeiramente Grávidos
Lisbela E O Prisioneiro
Lista: Você Está Livre Hoje?, A
Longe Do Paraíso
Loucas Por Amor, Viciadas Em Dinheiro
Loucuras De Dick E Jane, As

M
Madagascar
Madame Satã
Madrugada Dos Mortos
Mais Do Que Você Imagina
Mais Que O Acaso
Mamma Mia
Manda Bala
Mandando Bala
Manderlay
Máquina Do Tempo, A
Mar Aberto
Mar Adentro
Mar Em Fúria
Marca Da Maldade, A
Marcas Da Violência
Marly E Eu
Mata-Me De Prazer
Matadores De Velhinha
Matrix Reloaded
Matrix Revolutions
Memórias De Uma Gueixa
Memórias Póstumas De Brás Cubas
Menina De Ouro
Meninas Malvadas
Mente Brilhante, Uma
Mestre Dos Mares - O Lado Mais Distante Do Mundo
Meu Nome É Taylor, Drillbit Taylor
Mexicana, A
Miami Vice
Minority Report – A Nova Lei
Miss Simpatia
Miss Simpatia 2
Missão Impossível 3
Mistério Da Libélula, O
Monty Python
Morte De George W. Bush, A
Motoqueiro Fantasma
Motoqueiros Selvagens
Moulin Rouge
Mulher Infernal
Mulher-Gato
Mulheres De Verdade Têm Curvas
Mulheres Perfeitas
Munique

N
Na Companhia Do Medo
Na Natureza Selvagem
Na Teia Da Aranha
Náufrago
Navio Fantasma
Nem Todas As Mulheres São Iguais
Nevoeiro, O
No Meio Da Rua
Noite Dos Desesperados, A
Noite No Museu, Uma
Normais – O Filme, Os
Novato, O
Número 23

O
O Que Terá Acontecido A Baby Jane?
Observador, O
Olga
Olhos Famintos
Onde Os Fracos Não Têm Vez (Parte 1)
Onde Os Fracos Não Têm Vez (Parte 2)
Onde Os Fracos Não Têm Vez (Parte 3)
Onde Os Fracos Não Têm Vez (Parte 4)
Onde Os Fracos Não Têm Vez (Parte 5)
Ônibus 174
Onze Homens E Um Segredo
Ou Tudo Ou Nada
Outra, A
Outro Lado Da Rua, O
Outros, Os

P
Pagamento, O
Paixão De Cristo, A
Paixão Proibida
Panteras Detonando, As
Panteras, As
Paranóia
Partilha, A
Passagem, A
Pássaros, Os
Patricinhas De Beverly Hills, As
Pearl Harbor
Pecados Inocentes
Pecados Íntimos
Pelé Eterno
Pequena Miss Sunshine
Persépolis
Pianista, O
Pierrot Le Fou
Pink Flamingos
Piratas Do Caribe – No Fim Do Mundo
Piratas Do Caribe – O Baú Da Morte
Planeta Dos Macacos
Plano De Vôo
Plano Perfeito, O
Poderoso Chefão, O (Parte 1)
Poderoso Chefão, O (Parte 2)
Ponto De Vista
Ponto Final
Por Água Abaixo
Por Um Fio
Por Um Sentido Na Vida
Por Um Triz
Poseidon (2006)
Premonição 2
Premonição 3
Prenda-me Se For Capaz
Procuradas
Procurado, O (Parte 1)
Procurado, O (Parte 2)
Procurado, O (Parte 3)
Procurado, O (Parte 4)
Profecia (2006), A
Promessa, A
Prova De Vida
Psicopata Americano

Q
Quarteto Fantástico
Quarteto Fantástico E O Surfista Prateado
Quarto Do Filho, O
Quarto Do Pânico, O
Quebrando A Banca
Queda – As Últimas Horas De Hitler, A
Queime Depois De Ler
Queridinhos Da América, Os

R
Rainha Dos Condenados, A
Rainha, A
Rambo 4
Ratatouille
Recém Casados
Refém Do Silêncio
Réquiem Para Um Sonho
Resident Evil - O Hóspede Maldito
Resident Evil – A Extinção
Resident Evil – Apocalypse
Retratos De Uma Obsessão
Revelações
Ricos, Bonitos E Infiéis
Rocky Balboa
Roubando Vidas

S
Sangue Negro (Parte 1)
Sangue Negro (Parte 2)
Se Eu Fosse Você
Se Eu Fosse Você 2
Seabiscuit – Alma De Herói
Segredo De Brokeback Mountain, O
Senha: Swordfish, A
Senhor Das Armas, O
Senhor Dos Anéis: A Sociedade Do Anel, O
Senhores Do Crime
Sentinela, O
Separados Pelo Casamento
Serpentes A Bordo
Sex And The City – O Filme
Sexo, Amor E Traição
Sexto Sentido, O
Shakespeare Apaixonado
Shrek
Shrek Terceiro
Sicko – SOS Saúde
Sideways – Entre Umas E Outras
Simplesmente Amor
Simpsons – O Filme, Os
Sin City
Sinais
Sob O Domínio Do Mal
Sobre Meninos E Lobos
Sobrevivente, O
Sogra, A
Soma De Todos Os Medos, A
Sorriso De Mona Lisa, O
Speed Racer
Sr. E Sra. Smith
Star Wars: Episódio 3 – A Vingança Dos Sith
Stop-Loss – A Lei Da Guerra
Superbad – É Hoje
Superman – O Retorno
Supremacia Bourne, A
Sweeney Tood – O Barbeiro Demoníaco Da Rua Fleet
Syriana

T
Taça Do Mundo É Nossa, A
Talentoso Ripley, O
Taxi Driver
Terapia Do Amor
Terminal, O
Tigre E O Dragão, O
Tiros Em Columbine
Titanic
Todo Mundo Em Pânico
Todo Mundo Em Pânico 4
Todo Poderoso
Tolerância
Torres Gêmeas, As
Traffic
Transformers
Tróia
Tropa De Elite (Parte 1)
Tropa De Elite (Parte 2)
Tubarão
Tudo Para Ficar Com Ele

U
Última Profecia, A
Ultimato Bourne, O
Último Samurai, O
Último Suspeito, O

V
V De Vingança
Val Helsing – O Caçador De Monstros
Valente
Vanilla Sky
Velozes E Furiosos
Vestida Para Casar
Viagem De Chihiro, A
Vicky Cristina Barcelona
Vida Bandida
Vida É Bela, A
Vila, A
Violência Gratuita (Parte 1)
Violência Gratuita (Parte 2)
Vitus
Voando Alto
Volver
Vôo Da Fênix, O
Vôo Noturno
Vôo United 93

W
Wall-E
Wallace & Gromit – A Batalha Dos Vegetais
Wolf Creek – Viagem Ao Inferno

X
X-Men – O Confronto Final
X-Men 2

Z
Zuzu Angel