
7 - Os Simpsons – O Filme: O ano teve uma boa safra de desenhos e animações que se salvaram e o campeão sem pensar muito foi a família de Springfield. Muito provavelmente Ratatouille deveria estar na lista mas como preciso ver de novo, achei melhor não colocar aqui. Ainda não vi as abelhas do Jerry Seinfeld.
6 - Bubble: Versão israelense moderna de Romeu & Julieta com consciência política e social. Filme angustiante.
5 - Superbad – É Hoje: A reinvenção da comédia adolescente em grande estilo. Eu lembro que ainda ria das piadas dias depois de ter visto. Os meses passaram e não lembro tanto de Ligeiramente Grávidos.
4 - Hairspray – Em Busca da Fama: O musical da garota diferente que quer ser famosa foi a coisa mais contagiante que vi este ano.
3 - Pecados Íntimos: O filme mais antigo desta lista faz refletir sobre os nossos conceitos morais e o elenco está impecável.
2 - O Ultimato Bourne: Ação inteligente do começo ao fim e se for dirigida por Paul Greengrass, melhor ainda. Imperdível.
1 - Tropa de Elite: Não achei que a pirataria fosse prejudicar tanto a sua performance. 2,5 milhões de espectadores foi muito pouco comparado aos 10 milhões que assistiram em casa. Independente de acusações de fascismo, Tropa deve ter sido o filme brasileiro mais audacioso já feito e impressiona pelo realismo. Eu vou com a maioria do povo brasileiro e escolho Tropa de Elite como o meu filme preferido de 2007.
Resolvi também "premiar" outros títulos do ano nas categorias a seguir:
"De novo nunca mais": Stardust - O Mistério da Estrela. Filme que você pode suportar uma vez mas duas é pedir demais.
"Não excedeu as expectativas": Dreamgirls – Em Busca de um Sonho. Queria muito assistir e gostei bastante. Só que não foi tudo aquilo que achei que fosse.
"Menção honrosa": Primo Basílio. Sabe aquele filme que você recomenda independente de ser bom ou ruim?
"Meu arrependimento": Jogos Mortais 4. Vergonha de ter sido tão positivo.
"Merece um segunda chance": Shrek Terceiro. A quantidade de piadinhas sem graça me irritou tanto neste Shrek. Acho que eu gostaria mais se assistisse de novo.
"Caça-níquel": Piratas do Caribe – No Fim do Mundo. Esvaziar o bolso do público é a principal tarefas destes piratas.
"Bomba": Nunca É Tarde Para Amar. É muito melhor você detonar um filme de um diretor conceituado. Eu nem precisaria me incomodar com esta comédia romântica com a Michelle Pfeiffer e o Paul Rudd mas este foi o meu pior filme de 2007.